IMO 2020 – O que é e o que impactará para a vida de Importadores e exportadores de todo o planeta?

O que é?

IMO (Internacional Maritime Organization) é a agência especializada das Nações Unidas responsável pela proteção e segurança da navegação mundial e também pela prevenção da poluição marinha causada pelos navios.

O combustível utilizado pelos Navios, devido as taxas de enxofre emitidas no ar, já é motivo de preocupação e discussão há tempos.

Por este motivo foi definido, que a partir de 1º de janeiro de 2020, as embarcações marítimas só poderão utilizar combustível com um teor máximo de enxofre de 0,5%, uma diminuição expressiva ao comprarmos com a atual taxa de 3,5%.

Os armadores também possuem outras opções para diminuir a taxa de poluição, como adquirir um depurador (conhecido com scrubber) – uma espécie de filtro/catalisador que limpa o enxofre do combustível antes mesmo de serem liberados na atmosfera, ou, usar a alternativa de combustíveis mais limpos como o metanol. No entanto, todas as opções adicionam alguns milhões à conta final.

O chamado regulamento IMO2020 é o primeiro de uma série de medidas da Organização Marítima Internacional (IMO) para reduzir a poluição marinha do planeta, tudo foi documentado e regulamentado no chamado Anexo VI da Convenção Internacional para Prevenção da Poluição por Navios (Convenção MARPOL).

O que de fato estas medidas impactarão para Importadores e Exportadores de todo o mundo?

Além do positivo e óbvio ganho ambiental para a toda a população do planeta, teremos um efeito de aumento direto nos custos dos fretes marítimos.

Não existe um consenso ou regra para o quanto o preço dos fretes irá subir, esta conta será realizada por cada empresa/armador de acordo com a rota, composição de custos individual de cada empresa e sua estratégia adotada.

Dica TWALOG:

Consulte seu operador logístico de confiança, quanto as possíveis opções de rotas, serviços e modais de transporte internacional disponível para cada operação de importação ou exportação que possuírem e assim encontrarem juntos a que melhor se encaixa a sua necessidade em custos e serviços.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, teremos satisfação em lhe auxiliar.

Estamos à disposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone: (13) 3385.0780 (13) 99749.0707